Introdução a matéria Ciências do Ambiente.

Introdução a matéria Ciências do Ambiente.

Introdução a matéria Ciências do Ambiente e sua importância.

A disciplina Ciências do Ambiente tem a responsabilidade de articular ações para que os acadêmicos do Curso de Engenharia Civil da PUC Minas Barreiro, acessem conhecimentos relativos as questões ambientais, tais como: a Biosfera e seu equilíbrio; efeitos da tecnologia sobre o equilíbrio ecológico, preservação de recursos naturais, meteorologia, edafologia ecologia urbana e sustentabilidade.

Aos objetivos desta disciplina são diversos, podemos citar:
i. Colaborar com o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil para:
a. Formar um profissional provido de senso crítico e criatividade na identificação e resolução de problemas, considerando não somente os aspectos técnicos e econômicos, mas também os políticos, sociais, culturais, além dos ambientais;
b. Proporcionar uma formação integral e sistêmica usando mecanismos e ações que promovam a interdisciplinaridade;
c. Propiciar uma sólida fundamentação dos conteúdos básicos e específicos;
d. Proporcionar o desenvolvimento de uma atitude científica através da pesquisa e da experimentação;
e. Propor e priorizar ações que garantam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
f. Estimular a capacidade crítica, a criatividade e a autonomia ideológica.
ii. Revisar os paradigmas e valores culturais antiecológicos, bem como a proposição de uma nova ética na relação sociedade e natureza e na Biosfera e seu equilíbrio
iii. Analisar as causas dos efeitos da tecnologia sobre o equilíbrio ecológico, dos problemas ambientais e sociais, incorporando elementos tais como: capital e trabalho, rico e pobre, opressor e oprimido, desenvolvido subdesenvolvido, consumidor e marginal excluído, gerações presentes e gerações futuras, agressor da natureza e vítima do risco ambiental.
iv. Atuar em prol da preservação e conservação da biodiversidade, analisando a diferença entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, viabilizando ações de melhoria da qualidade de vida;
v. Ordenar e estabelecer relações sobre os conceitos de Ciências Ambientais, Educação Ambiental, meio ambiente e desenvolvimento sustentável; Meteorologia; Edafologia; Ecologia urbana e Ecologia humana.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

APRENDENDO A LIÇÃO DE CHACO CANYON: do “Desenvolvimento Sustentável” a uma Vida Sustentável por Fernando Fernandez.

PUC Minas Barreiro – Curso Engenharia Civil – Disciplina - Ciências do Ambiente - Prof. Eugenio Batista Leite

Resumo do Texto: APRENDENDO A LIÇÃO DE CHACO CANYON: do “Desenvolvimento Sustentável” a uma Vida Sustentável por Fernando Fernandez.

Acadêmica: Maria Angélica de Paula Ferreira

Este artigo tem como foco principal, a abordagem do tema ‘Desenvolvimento sustentável’ e sustentabilidade, numa visão geral e alguns pontos onde o autor exemplifica o tema.
Destaca-se no o artigo, a vivência e experiência do autor no Chaco Canyon, que hoje é uma região desértica no Novo México - EUA, e relata estudos arqueológicos que demonstram a existência de enormes construções com estruturas de pedras e grandes arvores que existem à muitos quilômetros de distância.
O autor relata que na época das obras, a região era uma grande floresta diversificada, e que foram os próprios habitantes que desmataram por completo e até hoje não se sabe ao certo o que realmente aconteceu com essa comunidade que lá vivia os chamados Anasazis.
Com essa experiência o autor observa que o homem está se auto-destruindo, pois quando ele utiliza de forma inadequada a natureza, sem articular e entender a sua a capacidade de regenerar, e principalmente sem monitorar esta ação antrópica, ele não está pensando sustentavelmente, isto é, preocupado com as gerações futuras.
Quando destruímos a natureza, estamos destruindo nós mesmos, pois o homem é a própria natureza. Estamos articulando conhecimento e ações para que o homem tenha conhecimento de que a natureza não está para servir, mas também para ser conservada, em todas as suas formas. Temos que tomar plena consciência e ações, pois sabemos agora que não somos donos dela, mas sim, apenas uma pequena parte do seu todo.
O autor aponta também uma das possíveis atitudes pragmáticas para o sucesso de ações de sustentabilidade, que seria uma mudança cultural, alterando hábitos e costumes quanto ao consumo e uso dos recursos naturais, alterando o instituído pela globalização, que trouxe um consumismo na maioria das vezes compulsivo, exacerbado e com ele uma falta de consciência ambiental.
Baixe o artigo na íntegra pelo link: http://www.spvs.org.br/download/reflexao15.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário